HOMÍLIA NA MEMÓRIA DE SÃO
MAXIMILIANO MARIA KOUBE
Amados irmãos e irmãs estamos celebrando a memória de São Maximiliano Maria Koube, e hoje a Igreja proclama o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus. (cf. Mt. 18, 15-20).
Nesta perícopa Nosso Senhor trata da correção fraterna. Viver em comunidade não é fácil, mas não é impossível. Sempre haverá opiniões contrárias, pois cada ser humano é de um determinado jeito, e pensa de jeitos diferentes. Por isso, o ideal quando se tem alguma coisa contra alguém é ter a coragem de falar para a pessoa. Se isso não resolver, chama mais alguém e vai falar novamente com a pessoa. Se mesmo assim não resolver procure o responsável pela Comunidade e avise-o do problema que está acontecendo.
O bonito de se ver dentro de uma comunidade são irmãos que morrem por causa do outro. São pessoas que ajudam os outros a crescerem, assim conseguem salvar a pessoa.
Um belo exemplo é São Maximiliano Maria Koube, que foi um padre polonês que morreu no campo de concentração de Auschwitz, localizado no sul da Polônia, no tempo do Nazismo. Aconteceu que um homem fugiu do campo de concentração, então os nazistas tinham o costume de matar alguém no lugar do fugitivo, para servir de exemplo para os demais. E, nessa ocasião, eles escolheram um pai de família para morrer. Foi quando o Padre Maximiliano propôs de morrer em seu lugar. E, assim aconteceu, no dia 8 de Janeiro de 1984, morreu no campo de Auschwitz.
Que na nossa vida de comunidade nós possamos morrer pelos irmãos e irmãs. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário