HOMÍLIA DO DIA 13/12/2013 DO 2º DOMINGO DO ADVENTO
Nesse tempo do Advento, somos convidados a estarmos mais próximos do Senhor. Que nós não inventemos desculpas para segui-Lo.
“Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’” (Mt 11,18-19a).
A geração da época de Jesus se comportou muitas vezes – ou na maioria das vezes – numa total frieza ou indiferença com a mensagem do Evangelho. Não só foram frios ou indiferentes, mas quando se sentiam questionados, perturbados ou inquietos com o Evangelho que incomoda, eles arrumavam desculpas. Davam aquelas desculpas, as mais esfarrapadas possíveis.
Você se recorda que primeiro veio João como precursor, como aquele que preparou os caminhos do Senhor, mas disseram: “Não! João, não! João está no meio de nós, mas ele não come, não bebe, deve estar endemoniado”. Mas aí veio o Filho do Homem, veio Jesus, que comia, bebia, sentava-se à mesa com os pecadores, cobradores de impostos, e diziam: “Tá vendo? É um comilão, um beberrão e ainda se assenta com pecadores!”
Enfim, meus irmãos, Jesus não agradou e nem satisfez. Na verdade, aquelas pessoas ignoraram, se portaram com indiferença ou arrumaram desculpas para não seguir Jesus.
Nesse tempo do Advento, somos convidados a estarmos mais próximos do Senhor. Que nós não inventemos desculpas, não nos comportemos com frieza ou indiferença para Aquele que veio ser o nosso Salvador.
Se Maria e José não encontraram lugar para esse Menino nascer, é porque não haviam portas abertas nos corações humanos. Hoje, as pessoas ainda continuam com pouco tempo para Deus. Não são todas as famílias que têm tempo para fazer a Novena de Natal, não são poucas as pessoas que não têm tempo para se confessar, não são poucas as pessoas que estão com a vida muito corrida e não podem se preparar para celebrar dignamente o Natal do Senhor.
É verdade que não falta tempo para outras coisas: para as compras, para os enfeites… A realidade é que nós arrumamos muitas desculpas para não deixarmos o Evangelho de Deus entrar em nós.
Que nós não façamos parte da geração fria e indiferente, da geração que arruma muitas desculpas e rejeita o Senhor.
Deus abençoe você
Nenhum comentário:
Postar um comentário