Total de visualizações de página

sábado, 12 de outubro de 2013

HOMÍLIA NA MEMÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

HOMÍLIA NA MEMÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Queridos irmãos e irmãs hoje, dia 04 de Outubro, a Igreja celebra a memória de um dos santos mais conhecidos de toda a Igreja Católica Apostólica Romana: São Francisco de Assis. Gostaria também ...de dizer, que São Francisco não é somente amado pela nossa Igreja, mas até pessoas que não são cristãs admiram as virtudes deste santo homem.
Seu nome de batismo foi Giovanni. Este nasceu na região da Úmbria (uma região central da Itália), na cidade de Assis, na Itália, em 1182. De família nobre, pois seus pais, Pietro e Pica, faziam parte da burguesia da cidade de Assis.
Depois de uma juventude leviana, pois foi orgulhoso e vaidoso, renunciou todos os bens paternos e entregou-se totalmente a Deus, na Santa Pobreza.
Francisco, aos vinte anos quis ser um nobre cavaleiro, pois em sua época essa era um trabalho da nobreza. Mas, ficou muito doente e não pode seguir sua carreira como cavaleiro do exército papal.
Mas, Deus foi tocando em seu coração, e, Francisco foi perdendo o interesse pela algazarra da sua juventude. Em certo momento da sua vida recolheu-se em uma caverna para ficar em oração, pedindo a Deus que mostrasse qual seria o seu projeto de vida.
Outro fato marcante na vida deste santo foi o encontro com um leproso. Na sua época, os leprosos viviam fora da cidade, e, quando alguém, por desconhecer que ali era um leprosário chegasse perto, os leprosos tinham que bater um sino como aviso. E, Francisco ouvindo o sino seguiu seu caminho até perto de um deles. Viu que em meio à neve aquele leproso estava com poucas roupas. Foi quando desceu do cavalo e colocou nele o seu próprio manto. Abraçou-o e beijou no rosto. Parece que esse foi o momento marcante de sua conversão.
Depois, disso, em outro momento, São Francisco estava em oração numa igrejinha dedicada à São Damião, e o mesmo ouviu a voz de Deus vindo de um crucifixo, que dizia: “Francisco reconstrói a minha igreja”. Francisco pensou que fosse a igreja de São Damião, por isso, voltou para a casa, pegou tecidos caríssimos de seu pai, vendeu no mercado de Assis e deu o dinheiro para o padre responsável pela igrejinha.
Enfurecido, seu pai Pietro, manda buscar Francisco, que por sua vez ficou aterrorizado com seu pai e foi esconder-se num celeiro. Até que resolveu revelar-se como alguém que queria viver a Santa Pobreza, em favor dos mais necessitados.
Seu pai, novamente, acusa São Francisco pelas suas atitudes. São Francisco é ridicularizado pela sociedade de Assis, mas mesmo assim, ele deixa tudo, inclusive as suas próprias roupas e segue o caminho que Deus o chamara.
Muitos homens vendo o seu exemplo de vida: de castidade, obediência a Igreja e de pobreza começa a segui-lo. Até que funda a Ordem dos Frades Menores, e, juntamente com Santa Clara, a Ordem das religiosas Clarissas.
Francisco sofreu muito para obter a aprovação deste estilo de vida, como também sofreu ao ver o seu ideal sendo alterado pela cúpula da Igreja, e até mesmo pelos próprios franciscanos. Contudo, permaneceu fiel a sua obediência à Igreja até a sua morte.
Peçamos a intercessão de São Francisco de Assis para que nós também possamos ter um grande amor pela Santa Igreja. Amém.
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário