03 DE OUTUBRO
LITURGIA PRÓPRIA PARA O BRASIL
LITURGIA PRÓPRIA PARA O BRASIL
MEMÓRIA DOS PROTOMÁRTIRES DO BRASIL
PADRE ANDRÉ DE SOVERAL, PADRE AMBRÓSIO FRANCISCO FERRO, MATEUS MOREIRA E COMPANHEIROS...
Amados irmãos e irmãs desta Terra de Santa Cruz, hoje a Igreja do Brasil celebra a memória dos nossos protomártires.
Primeiramente gostaria de explicar o significado da palavra ‘protomártir’. Proto significa primeiro, e, mártires são todos aqueles que deram a vida em prol de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, hoje a Igreja Católica Apostólica Romana, presente no Brasil, celebra a memória dos primeiros mártires deste país que tiveram que pagar com a própria vida o preço da fé, por causa da intolerância religiosa.
No dia 16 de Julho de 1645, Padre André de Soveral estava celebrando a missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no município de Canguaretama do Estado do Rio Grande do Norte, para 70 fiéis. Quando 200 soldados holandeses, pertencente à igreja Reformada Calvinista (igreja protestante fundada por João Calvino, na cidade de Genebra, na Suíça, no século XVI) e índios canibais aliados trancaram as portas da Capela e começaram uma chacina generalizada. O ódio dos índios caiu mais sobre o Padre André, que o trucidaram cruelmente.
No dia 03 de Outubro de 1645 os soldados holandeses pegaram dois grupos de católicos que estavam refugiando-se para não morrerem. E, neste dia, estava Padre Ambrósio Francisco Ferro, e o camponês Mateus Moreira. Os soldados os levaram para um lugar chamado Engenho de Uruaçu, na cidade de São Gonçalo do Amarante, também no Estado do Rio Grande do Norte, e os deram para um grupo de índios canibais. Morreram de maneira cruel mais ou menos 80 pessoas. Destaco aqui a morte do Beato Mateus Moreira, que teve seu coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.
No dia 05 de Março de 2000, o Bem Aventurado João Paulo II, na Praça de São Pedro, no Estado do Vaticano, presidiu a Santa Missa, na qual beatificou os dois padres e seus companheiros. Cerca de mil brasileiros participaram da celebração.
No ano de 2005 os Bispos do Brasil aprovaram o Bem Aventurado Mateus Moreira como patrono dos MECES (Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística).
Peçamos à intercessão dos nossos protomártires para que a nossa caminhada terrena seja agradável ao nosso Deus. Também, de maneira especial, peço as bênçãos de Deus à todos os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística que trabalham na Paróquia do Senhor Bom Jesus. Amém.Ver mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário