HOMÍLIA DA 5ª FEIRA DA 22ª SEMANA
DO TEMPO COMUM
Essa perícopa é conhecida como: “A vocação dos quatro primeiros discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Nosso Senhor estava na casa de São Pedro, e, essa cidade de Cafarnaum fica ao lado do Lago de Genesaré (ou também conhecido como Mar da Galiléia). No Evangelho, segundo São Lucas, antes de chamar os primeiros discípulos, Nosso Senhor pede que São Pedro vá para o meio do Lago e lance as redes. Pedro obedece, e, ele precisa pedir o barco de Tiago e João para levar para a terra a grande quantidade de peixe. Nesta perícopa não é citado o nome de André. Mas, na perícopa do Evangelho de São Marcos é citado. (cf. Mc. 1, 16-20).
O bonito desta parte do Evangelho, e a mensagem principal da mesma, é que Nosso Senhor não quis realizar sozinho a sua missão. Ele chamou discípulo, pois a missão dos filhos de Deus deve ser realizada em comunidade.
Mesmo que seja mais difícil, ou mais lenta, a missão deve ser comunitária. Eu sei que existem muitas pessoas diferentes, e que por isso, as coisas podem demorar a acontecer. Contudo, sei também que Deus prefere que sua obra seja realizada dessa forma. E, concluo, que não tem como existir um cristão que realize as obras de Deus sozinho.
Peçamos a Maria, Mãe da Igreja, para que nos ensine a viver em comunidade. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário