Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de setembro de 2013

HOMÍLIA DO 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

HOMÍLIA DO 25º DOMINGO DO TEMPO 

COMUM



Caríssimos irmãos e irmãs estamos no 25º Domingo do Tempo Comum, e, hoje a Igreja proclama para nós o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Lucas. (cf. Lc. 16, 1-13). Essa perícopa do Evangelho Lucano é conhecida como ‘a Parábola do Administrador Corrupto’.

Nosso Senhor sempre contava histórias do dia-a-dia, e, a partir delas apresentava um ensinamento a cerca do Reino de Deus. Essas histórias são chamadas de parábolas. Talvez, a mais chocante é esta parábola que hoje nós ouvimos na proclamação do Evangelho. Isso porque Nosso Senhor apresenta um mau comportamento, e, dele tira uma moral cristã.

Resumidamente a parábola do Administrador Corrupto conta que um homem rico ficou sabendo que seu administrador estava esbanjando seus bens. Então o chamou, e, pediu contas da sua administração. Sabendo que pouco tempo lhe restaria, o Administrador Corrupto chamou todos os devedores do seu patrão, e começou a cobrar-lhes uma quantia inferior, para que, ao ser despedido do seu cargo tivesse deles uma troca de favor. E, então nos é apresentada a frase moral desta parábola: “Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. (cf. Lc. 16)



Eu nem preciso dizer que Nosso Senhor não estava incentivando a corrupção, mas o que Ele estava ensinando é que da mesma maneira como aqueles que não cumprem a vontade de Deus são espertos em seus negócios, nós que buscamos cumprir a vontade de Deus em tudo, temos que ser espertos para fazer o bem e converter os nossos irmãos ao cristianismo. Por isso, gostaria de apresentar dois pontos desta parábola e dizer de que forma podemos traduzi - lá para o cumprimento da moral cristã.

Em primeiro lugar gostaria de refletir a cerca do tema da previsão. O Administrador Corrupto, depois que soube que precisaria prestar contas da sua administração, e teve consciência que seria despedido do seu cargo, começou a planejar o seu futuro. Nós também fazemos isso, quando pagamos os nossos seguros – de carro, de casa, ou de vida, ou quando guardamos dinheiro em nossa poupança, para que o futuro, que é incerto, não nos pegue desprevenidos. Assim, também acontece em nossa vida cristã. Como não sabemos nem o dia nem a hora do nosso encontro definitivo com Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, da nossa morte, nós precisamos nos preparar que esse fato não nos pegue de surpresa. Em palavras mais simples, o ensinamento de Nosso Senhor quer dizer que não podemos ficar presos nas preocupações da nossa vida terrena, mas temos que lembrar que o nosso futuro está na Vida Eterna, e por isso, precisamos nos preparar bem.

Também devemos refletir sobre o empenho que esse Administrador Corrupto teve ao chamar, não apenas alguns dos devedores de seu patrão, mas todos. Nós também fazemos isso, pois trabalhamos muito para ganhar o nosso dinheiro, e, não nos contentamos de ganhar pouco. Quantas vezes não buscamos fazer hora-extra, pois não queremos somente receber o salário normal. Assim, na vida cristã, nós devemos fazer a mesma coisa. Da mesma forma como não queremos ter somente o ordinário do nosso salário, assim também não podemos ser cristãos de cumprimento de preceitos. Precisamos ser discípulos missionários de Nosso Senhor, buscando fazer mais pela nossa Igreja, e, também pela conversão dos nossos irmãos.

Peçamos a intercessão de Nossa Senhora de Akita e de São Paulo Miki, para que todos os filhos da luz também possam ser espertos em seus negócios, buscando a conversão das pessoas e a sua própria salvação eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário