HOMÍLIA NA MEMÓRIA DE SANTO
AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA
IGREJA
Essa perícopa do Evangelho de hoje é uma continuação do Evangelho que nos foi proclamado no dia de ontem. E, Nosso Senhor Jesus Cristo continua combatendo a “religiosidade de fachada”. O que importa para Nosso Senhor não são simplesmente as práticas religiosas, mas o interior do coração do ser humano. O que adianta aparentar ser um ótimo cristão, se por dentro, o coração está endurecido?
Devemos buscar uma sincera conversão. Assim como aconteceu com o santo que hoje é celebrado pela Igreja: Santo Agostinho de Hipona. Este nasceu no Norte da África, na cidade de Tagaste, no ano de 354. Foi fortemente influenciado pela teoria maniqueísta (teoria que divide o mundo em bom e mal, sendo a matéria intrinsecamente má, e o espírito bom). Com a ajuda da intercessão de sua mãe, Santa Mônica, e através da pregação de Santo Ambrósio, bispo de Milão, Agostinho deixou a sua vida de pecado e converteu-se ao cristianismo. Agostinho voltou para a Africa, e foi ordenado sacerdote. Também chegou a ser bispo da mesma diocese que havia recebido a ordenação sacerdotal, a cidade de Hipona. É um dos santos mais importantes da teologia cristã, pois utilizou a sua inteligência para anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Peçamos a intercessão de Santo Agostinho, para que possamos seguir com autenticidade a proposta do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Santo Agostinho, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário