Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Agostinho no Vaticano

             Agostinho no Vaticanomir


2013-08-28 L’Osservatore Romano
A paixão evangélica, a pregação cativante, a energia humana, o desejo de encontrar todos, sobretudo os pecadores e os decepcionados, para que se sintam amados por Deus. Há mais de uma característica em  comum entre o estilo pastoral do antigo bispo de Hipona Agostinho e o do actual bispo de Roma Francisco. Foi frisado pelo agostiniano Bruno Silvestrini, pároco da Pontifícia Paró

quia de Santa Ana no Vaticano, numa entrevista concedida ao nosso jornal por ocasião da memória litúrgica do santo doutor da Igreja.



É ainda actual a mensagem de santo Agostinho?

  Posso confirmar que hoje quem encontra a figura e a experiência de Agostinho se liga a ele com um vínculo de grande amizade.


Por quê?


 Porque é um apaixonado pelo amor de Deus e  cantou, meditou e pregou isto em todos os seus esc
ritos, mas sobretudo testemunhou-o no seu ministério pastoral.

A este propósito, é possível relevar analogias com o Papa Francisco?


 O que aproxima Agostinho ao Papa Francisco é a dialéctica do anúncio da Palavra de Deus. Agostinho, quando falava aos fiéis de Hipona, era cativante, inflamava os fiéis e revigorava neles o desejo de uma vida nova. Esta imagem é imediata, ao recordar a figura do Papa Francisco que convida os fiéis, nos discursos e nas homilias, a redescobrir os grandes valores da fé.

Origem: http://www.news.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário