DIA 23 DE AGOSTO – FESTA DE SANTA
ROSA DE LIMA
Nosso Senhor Jesus Cristo na perícopa do Evangelho de hoje fala uma parábola: Conta a história de um homem que encontra um tesouro escondido no campo. Ele vende todos os seus bens e compra o campo. Essa parábola é muito bela! O homem vende tudo para adquirir o ‘campo’, pois nele existe um tesouro. Nós podemos comparar o campo com a Santa Igreja de Cristo. Todos nós sabemos que dentro da Igreja existe um grande tesouro que é a Eucaristia. Tudo perde sentido em comparação ao grande tesouro deste campo.
Assim também aconteceu com Santa Rosa, da cidade de Lima, no Peru. Esta santa nasceu em 30 de Abril de 1586. Filha de espanhóis viveu na riqueza e na pobreza. Seus pais eram ricos, mas num determinado tempo perdeu tudo. Foi então que a santa não teve medo de trabalhar de doméstica para ajudar no sustento da família. Também, sempre se destacou pela caridade fraterna. Fazia o que podia para ajudar à todos, como também os índios daquelas terras. Entrou para a Ordem Terceira de São Domingos e viveu uma vida de contemplação e de penitência.
Foi, desde cedo chamada de Rosa, pois no tempo em que seus pais eram ricos, uma empregada da família apelidou-a assim em vista da sua beleza. Também, vale lembrar que no tempo em que seus pais empobreceram, Isabel Flores (seu nome de batismo) cultivava rosas no jardim de sua casa para ajudar no sustento da família. Por isso, ela é conhecida como a padroeira dos floristas.
Morreu com 31 anos de idade, na cidade de Lima. Foi canonizada pelo Papa Clemente X, no dia 02 de Abril de 1671. Ela foi à primeira santa da América Latina, canonizada pela Igreja. Por isso, ela é conhecida como padroeira da América Latina.
Peçamos a intercessão de Santa Rosa de Lima, para que possamos reconhecer que Nosso Senhor Jesus Cristo é o tesouro da nossa vida, encontrado na Eucaristia, que está no campo, que é a Igreja. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário