HOMÍLIA NA MEMÓRIA DE SÃO PIO X
Seu nome de batismo foi Giuseppe Melchiorre Sarto. O próprio Santo Pontífice disse: “Nasci pobre, vivi pobre e quero morrer pobre”. (São Pio X). E, isso foi verdade, pois nasceu numa família que morava na zona rural, no norte da Itália. Com muita dificuldade foi para o seminário e conseguiu a ordenação presbiteral. Foi ordenado bispo e teve duas dioceses: Mântua e Veneza. E, viveu o seu episcopado na simplicidade. Foi nomeado papa e sempre se destacou como o papa da pobreza.
Outro ponto significativo da sua vida foi o grande amor que possuía pela Igreja de Cristo. Foi um grande guardião da fé católica. E, teve como objetivo no seu papado a valorização da Eucaristia. Pedia ao povo católico que procurasse comungar diariamente; que fizesse adoração ao Santíssimo Sacramento; e, foi ele que liberou a comunhão para as crianças que tivesse o uso da razão, ou seja, para as crianças que pudessem compreender que a Eucaristia era realmente e verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Também, em seu papado combateu radicalmente uma corrente teológica, que ele mesmo intitulou de modernismo. O modernismo era um pensamento de que Nosso Senhor Jesus Cristo não teria criado uma doutrina. E, sendo assim, a Igreja Católica também não poderia ter um catecismo, pois a teologia deveria mudar conforme o tempo. Tudo poderia ser mudado, e a Igreja deveria se adaptar aos tempos modernos. Hoje a Igreja não utiliza mais esse termo, mas ao contrário utiliza o termo relativismo: tudo se torna relativo e não existe nenhuma verdade absoluta.
Depois de muitas lutas em favor da Igreja e dos necessitados, no dia 20 de Agosto de 1914, no Palácio Apostólico, na cidade do Vaticano, o Santo Pontífice morre e vai participar da Igreja Triunfante. E, lá está intercedendo por cada um de nós.
Seu corpo encontra-se dentro da Basílica de São Pedro. E, em cima do seu túmulo está escrito: sua tiara era formada pela pobreza, humildade e simplicidade.
Peçamos a Deus, por intercessão de São Pio X, que possamos viver na pobreza, na humildade e na simplicidade. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário