HOMÍLIA DO DIA DO SENHOR BOM
JESUS
Caríssimos irmãos e irmãs estamos na Festa da Transfiguração do Senhor, aonde a Igreja do Brasil também comemora uma fase da vida de Jesus: todo o momento de sua Paixão. E, para tanto damos título de Bom Jesus, ao nosso Cristo e Mestre, que passou pela Paixão para nos salvar de nossos pecados. Assim como está na Palavra de Deus: “Ninguém tem maior amor do que Aquele que dá a vida pelos amigos”. (Jo. 15, 13). Podemos traduzir assim: “Não há ninguém melhor, ninguém tão bom, do que Aquele que dá a vida pelos amigos”. Existem várias igrejas espalhadas pelo Brasil que hoje comemora o seu padroeiro: Senhor Bom Jesus da Pedra (que é a imagem de Nosso Senhor no horto das oliveiras); Senhor Bom Jesus dos Passos (que é a imagem de Nosso Senhor caminhando com a cruz); Senhor Bom Jesus (que é a nossa imagem, aonde Pôncio Pilatos apresenta Nosso Senhor: Eis o homem! Eis o vosso rei!); Senhor Bom Jesus Crucificado (que é a imagem de Nosso Senhor na cruz).
Sabemos que a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo não se encerrou na Paixão. Por isso, nós ouvimos o Evangelho da transfiguração. O Evangelho em que Jesus some no monte Tabor com três de seus apóstolos: Pedro, Tiago e João; e lá Jesus aparece ressuscitado para eles. Mas porquê Jesus fez isso? Essa é uma resposta muito simples: Para mostrar aos seus que na vida terrena nós não temos a nossa realização plena. Não é nesta vida terrena (Biós – em Grego) que vamos nos realizar plenamente, mas é na Vida Eterna (Zoé – em Grego) que temos a nossa realização. Também, Jesus estava preparando os seus apóstolos para que ao vê-Lo no momento da Paixão tivessem a certeza que aquilo não seria o fim de toda história, mas sim, que sua Paixão é o caminho para a sua Ressurreição.
Muitas pessoas não aceitam a nossa maneira de ser católicos. Não aceitam que temos o crucifixo com o crucificado, e, conseqüentemente não aceitam ver Jesus em imagem, principalmente no momento de sofrimento. Como no nosso caso, que contemplamos todos os dias que vimos a essa igreja, a imagem de Jesus flagelado, coroado de espinhos, zombado pelo manto e com suas mãos atadas. Mas não podemos perder de vista esse momento da vida de Jesus, pois foi Ele que nos ensinou e deu o exemplo disso: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me”. (Lc. 9,23).
Às vezes nós buscamos um Jesus somente glorioso porque é isso que queremos para nossa vida, ou seja, queremos participar somente da glória. Contudo, nos enganamos, pensando que vamos passar por essa etapa da vida de Jesus aqui na vida terrestre (na Biós). Pedro, no Evangelho de hoje se confundiu. Ele disse à Jesus: “Mestre é bom ficarmos aqui. Vamos construir três tendas”. (Mc. 9, 5). Essa é a expressão de quem somente quer receber as graças e as glórias. Essa é a expressão daqueles que se revoltam contra Deus quando passam por momentos difíceis. Somente que é um engano acharmos que vamos, nesta vida, ter só realizações. Isso não significa que teremos somente sofrimentos. Mas buscar à Deus somente pela recompensa é um erro gravíssimo. É pecar contra o primeiro mandamento: Amar à Deus sobre todas as coisas.
Neste tríduo nós contemplamos um momento do sofrimento de Jesus. Vimos que foi condenado injustamente. O próprio Pôncio Pilatos não viu neste Homem causa alguma para condenação à cruz. Ele foi zombado pelos soldados, que o coroaram com uma coroa de espinhos, que cuspiram no seu rosto. E, o pior é que Nosso Senhor sabia que estava dando a vida pela multidão que estava pedindo a sua morte, ou seja, pela multidão que o trocou por Barrabás. A nossa Paróquia precisa ter esse modelo de vida. Amar a Deus sobre todas as coisas. Ou seja, acima de qualquer tribulação, pois o nosso Padroeiro nos ensina essa maneira de viver.
Mas queridos irmãos e irmãs, quando olharmos para Nosso Senhor Jesus Cristo, preso, temos que saber que esta foi uma fase de sua vida. Que Ele venceu a morte e nos garantiu a realização plena, na Vida Eterna (Zoé). E, que um dia estaremos todos felizes e realizados plenamente na presença de Deus e de todos os santos. Rezemos pela nossa Paróquia, para que possamos dar testemunho para a nossa Diocese. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário