HOMÍLIA DA 4ª FEIRA DA 18ª SEMANA DO
TEMPO COMUM
Amados irmãos e irmãs estamos na 4ª feira da 18ª Semana do Tempo Comum, e hoje a Igreja proclama para nós o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus. (cf. Mt. 15, 21-28).
Nosso Senhor dirigiu-se com seus apóstolos para a região noroeste, atravessando a parte superior da Galiléia. Assim chegou ao Líbano, nas regiões da cidade de Tiro e Sidônia. Nesta ocasião uma mulher cananéia (termo que significa uma mulher daquela região) foi diante de Nosso Senhor e pediu a cura para a sua filha.
Contudo, Nosso Senhor tinha um projeto de missão. Ele veio para manifestar-se como Deus Encarnado aos judeus. Depois de sua ressurreição, Ele mandaria que os seus discípulos fossem evangelizar todos os povos.
Mas diante da fé daquela mulher – estrangeira – que reconheceu em Nosso Senhor a divindade (e, por isso, o chamou de Senhor) e a sua humanidade (e, por isso, o chamou de Filho de Davi) Nosso Senhor desfaz o seu projeto missionário e cura a filha daquela mulher.
Nós também devemos estar abertos aos projetos de Deus. Mesmo que tenhamos uma meta a seguir e um planejamento, se for para o bem do Reino de Deus, devemos fazer o necessário.
Peçamos a Deus discernimento para cumprir a sua divina vontade. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário