Total de visualizações de página

sábado, 10 de agosto de 2013

HOMÍLIA NA MEMÓRIA DE SÃO DOMINGOS, PRESBÍTERO

HOMÍLIA NA MEMÓRIA DE SÃO 

DOMINGOS, PRESBÍTERO

Amados irmãos e irmãs hoje a Igreja celebra a memória de São Domingos, e proclama para nós o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus. (cf. Mt. 16, 13-23).
São Domingos nasceu na Espanha no ano de 1170. Foi um grande pregador, e com sua teologia sólida combateu a heresia dos albingenses (Esses negavam a divindade de Cristo e a autoridade eclesiástica. Segundo essa heresia o espírito chegava a sua perfeição pela negação dos prazeres e pela mortificação do corpo.). São Domingos fundou a Ordem dos Pregadores, ou então, os dominicanos. Faleceu no dia 6 de Agosto de 1221, na cidade de Bolonha, na Itália. Peçamos a intercessão de São Domingos para que possamos ser fiéis a doutrina católica e a autoridade eclesiástica.
Sobre a perícopa do Evangelho de hoje, podemos perceber duas atitudes de São Pedro, Apóstolo. A primeira que foi muito positiva, ou seja, quando ele proclama a divindade de Cristo: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. (cf. Mt. 16, 16). A segunda atitude foi de fugir da cruz, quando Ele diz para Nosso Senhor: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!”. (cf. Mt. 16, 22). Aqui nós vimos um homem que é crente, porém falho. Na nossa vida nós devemos ser diferentes, pois devemos acreditar na divindade de Cristo, e sermos discípulos Dele, e permanecer fiel mesmo nos momentos em que a cruz se fizer presente em nossa vida.
Peçamos a intercessão de São Domingos, para que a nossa vida seja guiada por Nosso Senhor, Deus Conosco. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário